terça-feira, 3 de novembro de 2009

Novidades para o segundo semestre no Som da Serra

Com a retomada das aulas no segundo semestre, os alunos receberam uma série de novidades com o objetivo de melhorar ainda mais a estrutura de aprendizagem dos jovens músicos. O projeto recebe novos professores, prepara-se para a chegada do CDI e inicia os ensaios para a recepção de novos alunos à bancada oficial.

A primeira novidade era a vinda do professor Rafael Smith, que participou como assistente de produção musical na gravação do CD Projeto Som da Serra. Ao iniciar as aulas de teoria e percepção musical, Rafael foi premiado com uma bolsa de estudos para de um curso de extensão nos Estados Unidos. Em seu lugar, entrou o professor Gustavo Lyra que dará continuidade a proposta iniciada por Rafael. Num trabalho conjunto, os professores farão um intercâmbio de idéias para a concepção de novos arranjos, formatos e repertório. “Os alunos são muito musicais, interessados e respondem rapidamente às propostas que trago. É certo que daqui sairão profissionais para grandes bandas ou orquestras”, relata Gustavo Lyra já nos primeiros dias como professor.

Outra novidade é o CDI (Comitê para Democratização da Informática) que está em processo de capacitação de seus professores para dar início às aulas de informática. O conteúdo do curso possibilitará que os alunos aprendam as ferramentas básicas de informática e programas específicos aliados ao aprendizado musical.

Já na segunda quinzena de agosto, os alunos que chegaram ao Projeto em 2008 começaram a ensaiar com a bancada inicial de 2007. Estes ensaios têm o objetivo de aproximar esta segunda turma dos primeiros alunos e avaliar os que estarão aptos para ingressarem à bancada inicial. Neste processo, os alunos que integravam a bancada do professor Manoel Diniz passam a ensaiar com o maestro Walter Bragança, aprendem um novo repertório, com arranjos mais elaborados e passam a fazer parte da bancada representante do Projeto Som da Serra.

“O Som da Serra é um Projeto da Escola de Música do Grêmio Recreativo Musical Guapiense, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionário Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social.
Em 2009, o Projeto Som da Serra traz a parceria com a ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática), com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos às técnicas digitais aliadas a música.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário