terça-feira, 7 de junho de 2011

Villa Lobos no Projeto Som da Serra


O maestro Heitor Villa Lobos é o foco do Projeto Som da Serra. A Coordenação Pedagógica, juntamente com a Coordenação de Informática, desenvolveu um projeto de pesquisa que integra toda a estrutura oferecida pelo projeto. Para este primeiro, foi escolhido o mestre Villa Lobos.

Wander Guerra, professor de informática pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática) coordena toda a parte de pesquisa, utilizando como ferramenta a internet. Os alunos pesquisam a história e o legado do músico, bem como a história do Brasil no período de vida do artista em questão.

Na parte musical, o maestro Carlos Alberto Oliveira dá início aos ensaios dos clássicos do mestre Heitor Villa Lobos. No repertório, estão grandes clássicos e composições escolhidas pelos alunos do projeto.

Sandra Clem, Coordenadora Pedagógica do Projeto Som da Serra, explica que todo este trabalho de pesquisa resultará numa exposição, que está prevista para o mês de julho, no espaço do Grêmio Recreativo Musical Guapiense, sede do projeto. “Os alunos estão super empolgados com este trabalho e já estamos pensando na pesquisa e exposição do próximo semestre”, relata Sandra.

O lançamento da exposição sobre Villa Lobos, que será o resultado final de todo este trabalho de pesquisa, também contará com a apresentação da Orquestra Som da Serra. “Fico muito feliz com essa integração, dessa unidade que este trabalho se propôs. As crianças não veem a hora de chegar este dia e já dão sugestões para o próximo trabalho neste formato”, relata o maestro Carlos Alberto Oliveira. Agora é hora de acompanhar a programação do projeto para não perder o lançamento da exposição, com a apresentação da Orquestra Som da Serra.
Acompanhem o nosso blog: www.projetosomdaserra.blogspot.com


“O Som da Serra é um Projeto da Escola de Música do Grêmio Recreativo Musical Guapiense, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social.
Em 2009, o Projeto Som da Serra traz a parceria da ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática), com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos acerca das técnicas digitais aliadas à música.”

Criativa Desenvolvimento e Gestão Social
Rio de Janeiro, 31 de maio de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário