Conhecido por sua estrutura de banda marcial, o Projeto Som da Serra reestrutura-se para a formação de sua orquestra. O projeto, que teve seu início em 2007, foi tomando corpo, assimilando novas ideias e atendendo os anseios dos alunos, que também queriam fazer parte da bancada oficial. Originalmente, a banda ou bancada oficial que representava o projeto era baseada em músicos de sopro – o que, ainda hoje, mantém-se como principal característica: trombonistas, trompetistas, clarinetistas, flautistas e saxofonistas. Este novo formato de orquestra, porém, abriu espaço para bateristas, percussionistas, baixistas (baixo elétrico) e violonistas.
Sob o comando do maestro Carlos Alberto Oliveira, a Orquestra Som da Serra ensaia um novo repertório e trabalha nos arranjos das canções que foram gravadas no CD do projeto. “Os alunos ficaram muito felizes com esta nova formação. É mais uma oportunidade de inclusão. Sempre tivemos alunos querendo participar, músicos de corda, em especial de baixo elétrico. Tinha um baixista que visitava o projeto toda semana, querendo participar, e hoje podemos integrar mais jovens ao projeto’’, relata Sandra Clem, Coordenadora Pedagógica do Projeto Som da Serra.
A primeira apresentação aconteceu em um evento interno de aniversário de 15 anos da CRT, patrocinadora oficial do projeto desde 2007. Toda a executiva da CRT notou a nova proposta e parabenizou toda a equipe pela iniciativa. “O som ficou muito mais harmônico. Adorei o formato, o repertório. Tudo!” Relatou Carlos Menezes, Diretor Financeiro da CRT.
Agora, a Orquestra do Projeto Som da Serra prepara-se, com uma bateria de ensaios para os novos convites confirmados, em especial, para a abertura do Primeiro Festival de Inverno de Guapimirim/RJ, cidade sede do projeto, que acontecerá entre julho e agosto de 2011.
“O Som da Serra é um Projeto da Escola de Música do Grêmio Recreativo Musical Guapiense, patrocinado integralmente pela CRT (Concessionária Rio Teresópolis Além Paraíba), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e sob a gestão da Criativa Social.
Em 2009, o Projeto Som da Serra traz a parceria da ONG CDI (Comitê para Democratização da Informática), com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos alunos acerca das técnicas digitais aliadas à música.”
Criativa Desenvolvimento e Gestão Social
Rio de Janeiro, 30 de abril de 2011.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário